31 de mar. de 2008

Novo método de detecção e vigilância de vetores do vírus da dengue é testado

Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Secretaria de Saúde do Recife e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram um novo método de detecção do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e avaliaram seu uso em diferentes áreas urbanas do Recife (PE), segunda região a apresentar mais casos de doença no país. A técnica foi desenvolvida a partir da coleta permanente dos ovos do inseto.

O sistema de captura, baseado no modelo tradicional, tem como novidade a adição de um inseticida comercial composto pela bactéria Bacillus thuringienses israelensis (Bti), usado no controle do mosquito da dengue. Os pesquisadores constataram que mesmo com a presença da Bti, as fêmeas depositaram seus ovos e a bactéria funcionou como um larvicida, anulando os riscos dos copos se tornarem locais de desenvolvimento do vetor. Os especialistas acreditam que esta pode ser uma estratégia promissora na detecção e prevenção de vetores de Aedes aegypti. O estudo foi publicado na edição 103 da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias

3 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Muito bom!
Esse eu vou levar pro Gente Sem Saúde!
Estudos com o BTI já acontecem desde antes de eu entrar na saúde. Também usam o peixe "Beta" no controle biológico das larvas, mas nada como a boa e velha borra de café.
No Gente Sem Saúde tem um post sobre isso que é muito bacana. E o princípio ativo da borra de café é químico e não mecânico, com a diferença de que não polui!
Abração e boa terça!

Carine Arce disse...

Olá!
Vocês conhecem os sapatos Crocs Bistro e Profi Birki Super Birki?
Estes sapatos são especialmente desenvolvidos para e hospitais.
São muito confortáveis, para nós que ficamos em pé o dia todo...
Os meus eu comprei na Loja Perere... dá para comprar online... Vale a pena conferir!!! www.lojaperere.com.br

Yasmin disse...

Olá!
Obrigada pelo seu commentário Carine.
Acabei de receber meu Bistro por Sedex, chegou em um dia.
Realmente muito confortável e ótimo para uso no hospital.
Vale a pena conferir: www.lojaperere.com.br
Bjs